Se formos parar e analisar, as pessoas decidem comprar de uma empresa por diferentes motivos. Isso é fato! Pode ser por conexão com um parceiro da marca anunciando o produto, vontade de pertencer a um grupo específico, necessidade…
E, dentro dessa gama, podemos adicionar mais um elemento que faz com que o cliente decida comprar da sua marca: a experiência física com o produto. É aqui que entra o valor do marketing sensorial como uma estratégia de conquista de clientes!
O que é marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que busca engajar os sentidos dos consumidores para criar experiências inesquecíveis e impactar suas decisões de compra.
Uma conexão emocional é estabelecida com o público a partir de estímulos visuais, sonoros, táteis, olfativos e gustativos, indo além do simples consumo de um produto ou serviço.
Quando um produto estimula múltiplos sentidos, essa abordagem desperta memórias e associações positivas, tornando a marca mais atraente e diferenciada – o que aumenta as suas chances de vender mais!
Pense, por exemplo, no cheiro característico de uma loja ou na música ambiente cuidadosamente escolhida: esses detalhes não são aleatórios, mas sim elementos planejados para criar uma experiência única e cativante.
Exemplos de produtos e vendas baseados no marketing sensorial
Bora sair da teoria e entender o que significa o marketing sensorial na prática?
No varejo, marcas de luxo frequentemente utilizam fragrâncias exclusivas em suas lojas para criar um ambiente sofisticado, estimulando os clientes e criando uma experiência de compra diferenciada assim que eles passam pela porta.
Já na indústria alimentícia, degustações em supermercados são uma estratégia comum para conquistar clientes ao ativar o paladar e associar o produto a uma experiência positiva.
Outro exemplo é o uso de texturas diferenciadas em embalagens, que despertam o tato e reforçam a percepção de qualidade.
Essas estratégias atraem e fidelizam clientes, gerando uma conexão emocional que vai além do preço ou da funcionalidade do produto.
Amostras e brindes: elevando o marketing sensorial e a experiência de clientes
Quando um cliente leva uma amostra do seu produto para casa, está começando a ter uma experiência com sua marca. Você pode começar a criar um futuro cliente quando investe direito nos produtos de brindes e amostras!
Amostras e brindes são ferramentas indispensáveis dentro do marketing sensorial, já que oferecem aos consumidores a chance de experimentar um produto antes da compra. Essa interação prática e imediata desperta curiosidade e confiança, ajudando a eliminar barreiras no processo de decisão!
Por exemplo: uma marca de cosméticos que distribui amostras de seus produtos permite que os clientes sintam a textura, apreciem a fragrância e visualizem os resultados. O cliente fica com vontade de ter mais daquele produto, e sabe que não vai se arrepender da compra!
Brindes, por sua vez, reforçam a lembrança da marca, especialmente quando são úteis ou têm apelo estético. Além disso, essas práticas mostram o cuidado da empresa em oferecer algo de valor antes mesmo de exigir um compromisso financeiro, fortalecendo a relação com o cliente e incentivando a lealdade.
Mito: criar brindes é complicado
Se você escolher a Versus para criar a experiência da sua marca, não tem dor de cabeça nenhuma!
Veja o que fazemos por você:
- Idealizamos os brindes;
- Criamos e aprovamos tudo com nosso cliente;
- Gerenciamos a logísticas de distribuição e entrega;
- Sobrou estoque? A gente gerencia isso também!
- Mantemos o cliente informado de tudo por meio do nosso dashboard atualizado em tempo real;
Com a Versus, nossos clientes só precisam participar dos processos iniciais para garantir que os brindes têm a cara da sua empresa. De resto, é tudo com a gente!
Eleve sua estratégia de vendas com a união do marketing sensorial e brindes personalizados! Veja como a Versus se diferencia das empresas tradicionais de brindes e vamos conversar sobre o que sua empresa precisa!